Ter uma consultoria especializada em arquitetura de TI é primeiro passo na migração de nuvem

A migração de sistemas e aplicativos para a nuvem é uma realidade que não pode mais ser adiada pelas empresas.

Portanto, a discussão atual, segundo especialistas, é acerca de quando e como as corporações farão a jornada para a nuvem. Pensando nisso, muitas empresas percebem a necessidade de ter o suporte de uma consultoria DevOps.

De acordo com uma pesquisa do Gartner, serão raras as corporações que não utilizarão a computação em nuvem em suas operações.

Assim, o estudo mostra que a migração para nuvem irá gerar grande impacto - direto ou indireto - sobre os investimentos feitos pelas empresas em TI.

Para explicar melhor sobre a importância da consultoria DevOps, vamos esclarecer, primeiramente, o que é essa metodologia neste artigo da Claranet.

O que é DevOps?

Em suma, o trabalho de uma consultoria DevOps - serviço oferecido pela Claranet -, é promover a integração os departamentos de TI e operações. Logo, o termo DevOps ainda é relativamente novo, tendo surgido da fusão de duas tendências.

Então, a primeira tendência é conhecida como “infraestrutura ágil” ou “operações ágeis”.

Ela surgiu da aplicação de abordagens ágeis e enxutas para o trabalho de operações. Já a segunda tendência refere-se à colaboração entre as equipes de desenvolvimento e de operações.

Assim, tal cooperação se dá em todos os estágios do ciclo de vida de desenvolvimento. Portanto, o processo envolve desde a etapa da criação de um projeto até sua implementação e análise de sucesso posterior.

O que faz uma consultoria DevOps?

A consultoria DevOps é realizada por equipes externas, contratadas especificamente para acompanhar todo o processo de criação e implementação de um projeto.

Os consultores da Claranet, por exemplo, dão suporte aos clientes ao longo da jornada para nuvem da AWS, usando a metodologia DevOps.

Estratégia de migração para a nuvem

Antes de implementar a migração total para nuvem, as equipes de DevOps precisam identificar e analisar dados, aplicativos e infraestrutura local.

Ou seja, é essencial mapear o nível de dependência entre aplicativos para, então, definir em que momento e como serão migrados.

Posteriormente, cabe avaliar os recursos a serem reduzidos ou escalados para cada aplicativo. De modo geral, existem quatro abordagens que facilitam a jornada para a nuvem, como veremos a seguir.

Rehost (ou Lift-and-Shift)

Como o nome sugere, a estratégia Lift-and-Shit (elevação e mudança), também chamada de Rehost, envolve o levantamento de uma parte do aplicativo ou de um aplicativo completo de um ambiente de nuvem existente para um novo ambiente de nuvem.

O Lift and Shift é uma abordagem para iniciar a migração ou otimização de aplicativos. Logo, esse método fornece uma solução de migração ágil e fácil na nuvem, pois pode ser migrada com o mínimo de interrupção do aplicativo.

Refatorar

A metodologia de refatorar implica em fazer mudanças pouco significativas na configuração do aplicativo, bem como no código do aplicativo para migração.

Portanto, é uma abordagem mais complexa do que o Rehost, por exemplo. Isso porque, ao fazer mudanças no código do aplicativo, deve-se garantir que as alterações não afetem o comportamento externo do aplicativo.

Rearquitetar

Esta abordagem é mais complexa do que as duas anteriores. Da mesma forma que o método de refatorar, rearquitetar exige mudanças mais profundas no aplicativo, modernizando-o ou mudando sua base de código.

Então, essa prática é muito usada a fim de inserir novas funcionalidades no aplicativo ou aplicar DevOps, melhorando a agilidade.

Rebuild

O método de Rebuild promove a recompilação de um aplicativo com base no uso de tecnologias cloud nativas. Para esse processo, existem diferentes plataformas disponíveis com a Microsoft Azure e a AWS, ambas parcerias da Claranet.

Sendo assim, esse método é vantajoso por acelerar a inovação nos negócios e permitir o rápido desenvolvimento do aplicativo, gerando menos custos e maior segurança.

Cabe destacar que todas as abordagens citadas são usadas pelas equipes de consultores DevOps da Claranet, garantindo uma migração rápida, segura e eficiente aos nossos clientes. Saiba mais sobre estratégias de migração para nuvem: conheça os 7R's.

Precisa migrar dados e aplicativos para o ambiente cloud? Fale conosco!