Soluções e vantagens que sua empresa pode aproveitar fazendo a Migração para Nuvem

A concorrência entre as empresas de tecnologia exige uma constante busca por eficiência e redução de custos. Os departamentos de TI têm papel fundamental nisso, viabilizando a modernização da infraestrutura tecnológica, na qual a migração para nuvem tem forte impacto positivo.

Segundo pesquisas mais recentes da Gartner, mais de um terço das empresas mundiais vêem os investimentos em infraestrutura nuvem como prioridade em suas organizações. E isso é algo que a Claranet tem muita experiência, agregando as novas soluções aos nossos clientes.

Sendo assim, neste post da Claranet, você conhecerá algumas soluções de cloud computing que podem levar eficiência à sua empresa.

Migração para nuvem com soluções de Cloud Computing

O uso da computação em nuvem é uma das melhores formas de otimizar as operações de TI e ganhar escalabilidade. Ao mesmo tempo, é possível reduzir custos a curto, médio e longo prazos.

A migração na nuvem - executada pela Claranet - é o processo de mover dados, aplicações ou outros elementos para um ambiente de computação em nuvem, Existem vários tipos de migração de nuvem que uma empresa pode executar. Conheça algumas soluções:

Cloud Server

Cloud Server, ou servidor em nuvem, é um servidor de computação hospedado, e geralmente virtual, que é acessado por usuários em uma rede. Os servidores em nuvem têm a finalidade de fornecer as mesmas funções, oferecer suporte aos mesmos sistemas operacionais (OS) e aplicações.

Além disso, proporciona características de desempenho semelhantes aos servidores físicos tradicionais executados em um data center local. Uma empresa pode escolher entre vários tipos de servidores em nuvem: nuvem privada, nuvem pública, híbrida ou, ainda, multicloud.

Cloud Backup

O backup de armazenamento em nuvem é uma estratégia para fazer backup de dados envolvendo a remoção de dados externos para um provedor de serviços gerenciados. Esse serviço pode substituir ou complementar backups físicos.

Um grande benefício de usar o cloud backup é que isso pode facilitar o gerenciamento de um sistema de backup. Os provedores de backup na nuvem permitem que os clientes acessem remotamente os serviços do provedor usando aplicações seguras de registro de cliente.

Assim, é possível executar o backup de arquivos dos computadores ou do datacenter do cliente para o servidor de armazenamento online usando uma conexão criptografada.

IaaS

O IaaS é composto de recursos de computação altamente automatizados e escaláveis. Em suma, esses recursos são complementados pelo armazenamento em nuvem e pela capacidade de rede que podem ser auto-provisionados, medidos e disponibilizados sob demanda.

PaaS

A Plataforma como Serviço (PaaS) funciona em um nível inferior ao SaaS, geralmente fornecendo uma plataforma na qual o software pode ser desenvolvido e implementado.

Os provedores de PaaS oferecem aos clientes um ambiente no qual o sistema operacional e o software do servidor, bem como o hardware subjacente do servidor e a infraestrutura de rede são atendidos. Logo, isso permite aos usuários direcionarem o foco para as vendas e o desenvolvimento de produtos e serviços.

SaaS

O Software como serviço (SaaS), é a forma mais familiar de serviço em nuvem para os consumidores. O SaaS transfere a tarefa de gerenciar software e sua implantação para serviços de terceiros.

O uso de aplicativos SaaS tende a reduzir o custo de propriedade do software, eliminando a necessidade de a equipe técnica gerenciar a instalação, o gerenciamento e o upgrade de software. Além disso, diminui o custo do software de licenciamento.

Benefícios da Migração na Nuvem

O objetivo geral ou benefício de qualquer migração na nuvem é hospedar aplicações e dados no ambiente de TI do modo mais eficaz possível. Os principais fatores levados em conta são custo, desempenho e segurança.

Por exemplo, muitas organizações realizam a migração de aplicações e dados locais de seu data center local para a infraestrutura de nuvem pública para aproveitar os benefícios, como maior elasticidade, provisionamento de autoatendimento e um pagamento flexível por uso.

Ficou interessado nessas soluções eficazes para sua empresa? Fale com os consultores da Claranet!

Confira o leque de soluções personalizadas que podemos desenvolver para as necessidades corporativas do seu negócio.