Saiba como o Quadrante Mágico do Gartner é importante para a sua tomada de decisão

O Quadrante Mágico do Gartner (QMG) oferece visibilidade, análises aprofundadas e informações sobre os principais players de um determinado nicho de mercado.

Ser líder do Quadrante Mágico, como a Claranet (a companhia se manteve líder no Quadrante Mágico da Gartner por cinco anos e é reconhecida como especialista em serviços gerenciados de infraestrutura híbrida e outsourcing de Data Center), é uma das melhores certificações e respaldo que uma empresa de tecnologia pode ter nas mãos.

Isso garante que a decisão de organizações que contratam os serviços de um líder serão correspondentes à expectativa.

De tal modo, compreender melhor essa metodologia poderá ajudar as corporações na avaliação de um mercado e na escolha de um fornecedor de serviços de tecnologia.

Quadrante Mágico do Gartner o que é?

O Gartner fornece análises úteis e seguras sobre produtos/serviços, sua penetração no mercado e seu nível de maturidade.

Os Quadrantes Mágicos do Gartner baseiam-se em análises criteriosas, corroboradas por uma metodologia estruturada que avalia dados coletados das empresas, seus nichos e seus produtos.

Análise de mercado qualitativa da Gartner

O Gartner analisa os fornecedores de Quadrantes Mágicos utilizando um processo que define o foco da pesquisa e as etapas tomadas para formar a análise.

O Magic Quadrant possui 15 critérios ponderados que são aplicados na elaboração de um gráfico, mostrando os pontos fortes de um fornecedor de TI dentro do seu nicho de atuação. Dentre esses critérios estão:

  • Identificação de mercado
  • Seleção de fornecedores
  • Pesquisa de Mercado
  • Avaliação de fornecedores
  • Principais produtos e serviços oferecidos pelo fornecedor
  • Avaliação da integridade financeira geral do fornecedor
  • Execução de marketing
  • Responsividade do mercado

Gartner e seus Quadrantes Mágicos

Os fornecedores avaliados pelo Gartner são classificados dentro de quatro quadrantes: Líderes, Visionários, Desafiadores e Jogadores de Nicho. A Claranet já conquistou seu espaço dentro do quadrante dos líderes.

Nossa empresa permaneceu na posição de líder no Quadrante Mágico da Gartner para Managed Hybrid Cloud Hosting de 2013 a 2017, tornando-se especialista no novo Quadrante Mágico para Outsourcing de Datacenter e Serviços Gerenciados de Infraestrutura Híbrida em 2018 após a extinção do quadrante anterior.

Os líderes do QM tem como sua maior característica o fornecimento de produtos e serviços que já atingiram um nível satisfatório de maturidade, atendendo às demandas do mercado.

Os líderes possuem a visão estratégica mais adequada para a manutenção de sua posição no mercado, adaptando-se à evolução de novos requisitos.

Para assumir uma posição de

líder no Quadrante Mágico do Gartner

, empresas como a Claranet devem ter uma ampla base de clientes de grande porte, todos com um alto nível de satisfação (o nível de satisfação é medido em relação ao tamanho do mercado).

Toda essa avaliação dá base para uma empresa escolher assertivamente seu próximo fornecedor de serviços e soluções de TI.

Claranet se mantém como Líder Quadrante Mágico da Gartner

O compromisso com a entrega de bons produtos e soluções e a expertise de equipes internas qualificadas alocadas em diversos países da Europa, nos Estados Unidos, Brasil, Índia e Austrália fortaleceram a Claranet a tal ponto de a empresa se tornar uma forte concorrente à liderança no QM do Gartner.

A aquisição de importantes players do mercado nos últimos anos foi uma estratégia de negócios que também colaborou para o alcance e a permanência na liderança no Quadrante Mágico da Gartner para Managed Hybrid Cloud Hosting por cinco anos consecutivos.

Atualmente, a Claranet é considerada um dos maiores fornecedores de serviços gerenciados nas áreas de hosting, cloud, redes, segurança e workplace, atendendo a mais de 6.500 clientes empresariais.

Deseja contar com um fornecedor de serviços de rede e cloud com ampla expertise e reconhecimento no mercado? Entre em contato com um dos consultores Claranet!