Pentest: análise contínua de segurança em aplicações web

O Pentest (penetration testing) é primordial para garantir a segurança de aplicações web, mobile e da infraestrutura de TI. O teste de segurança, uma das expertises da Claranet, é também conhecido como teste de invasão ou teste de penetração.

Nele, são simulados diferentes tipos ataques cibernéticos contra o sistema do cliente. Com isso, o objetivo é verificar se há vulnerabilidades exploráveis e falhas de segurança e que exigem melhorias.

No contexto da segurança da informações em aplicações da Web, o teste de invasão é muito usado para aprimorar o firewall de uma aplicação da Web (WAF).

Os insights fornecidos pelo teste de invasão podem ser usados para ajustar as políticas de segurança do WAF e corrigir as vulnerabilidades detectadas.

Saiba mais sobre o Pentest, continue lendo o artigo da Claranet, especialista em Penetration testing em conformidade com o CREST.

Pentest fases

O Pentest pode ser dividido em cinco fases: planejamento e reconhecimento, digitalização, acesso, manutenção do acesso e análise.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas fases:

  • Planejamento e reconhecimento: nesta fase, definir o escopo e os objetivos do teste é primordial. Incluindo os sistemas a serem abordados e os métodos de teste a serem usados;
  • Digitalização: o próximo passo é entender como a aplicação alvo responderá a várias tentativas de invasão. Isso geralmente é feito com base em análises estáticas e análises dinâmicas;
  • Acesso: este estágio usa ataques a aplicações da Web, como scripts entre sites, injeção de SQL e backdoors, para descobrir as vulnerabilidades de um alvo;
  • Manutenção do acesso: nesta fase, é necessário verificar se a vulnerabilidade pode ser usada para alcançar uma presença persistente no sistema explorado;
  • Análise: os resultados do teste de invasão são compilados em um relatório. São detalhados dados confidenciais acessados, vulnerabilidades específicas, dentre outros aspectos.

Métodos de realização do Pentest

Teste externo

Os testes de segurança externo dão foco nos ativos de uma empresa que são visíveis na internet.

Por exemplo, a própria aplicação da web, o site da empresa e os servidores de e-mail e de nome de domínio (DNS). O objetivo é obter acesso e extrair dados valiosos.

Teste interno

Em um pentest interno de segurança, um testador com acesso a uma aplicação por trás de seu firewall simula um ataque de um usuário mal-intencionado.

Esse tipo de teste simula um cenário no qual um funcionário teve seu acesso hackeado devido a um ataque de phishing.

Teste cego

Em um teste de segurança cego, também conhecido como pentest black-box no formato Blind, um testador recebe apenas o nome da empresa que está sendo segmentada.

Isso dá à equipe de segurança uma visão - em tempo real - de como um ataque real em uma aplicação ocorreria.

Teste cego duplo

Em um teste de segurança duplo cego, também conhecido como pentest black-box no formato Double-Blind, não há conhecimento prévio do ataque simulado. Como no mundo real, os testadores não têm tempo hábil para reforçar suas defesas antes de uma tentativa de violação.

Teste direcionado

Nesse cenário, tanto o testador quanto o pessoal de segurança trabalham juntos e se avaliam.

Este é um exercício de treinamento valioso, que fornece feedback em tempo real - do ponto de vista de um hacker - às equipes de TI.

Pentest realizado pela Claranet

Definir os alvos e os modelos de simulação de ataque garantem e eficiência dos testes de segurança realizados pela Claranet.

Nossos consultores atuam em ampla colaboração com as equipes de Ti internas dos clientes. Desse modo, as ações permanecem alinhadas no que diz respeito às ameaças externas.

Nós, da Claranet, realizamos testes de segurança contínuos em aplicações Web, aplicativos Mobile, além de testes de infraestrutura, impedindo a ação dos hackers.

Então entre em contato conosco e veja como os Serviços da Claranet podem ser realizados e trazer informações sobre a cibersegurança de suas aplicações!