Quais são os modelos de cloud como serviço mais conhecidos?

Superar a concorrência e ganhar destaque no acirrado setor de negócios é o que faz com que muitas empresas apostem na migração de dados para a nuvem. Nesse sentido, já se sabe que a arquitetura cloud oferece inúmeros benefícios às organizações.

Entre tantas vantagens estão a redução de custos e a possibilidade de inovação escalonada. Mas será todas as empresas estão preparadas para migrar para a nuvem pública ou privada?

Considerando este novo cenário, a Claranet - parceria da AWS e Google Cloud - pretende esclarecer, neste artigo, o que é a arquitetura em nuvem. Saiba também quais são os modelos de cloud como serviço mais conhecidos.

Do que trata a Arquitetura em nuvem?

Este conceito refere-se a componentes como bancos de dados, recursos de software, aplicativos, etc. projetados para otimizar todo o potencial dos recursos da nuvem.

Por consequência, esse conjunto de soluções permite a redução de gastos com a construção de uma infraestrutura local, servidores físicos, dentre outros requisitos.

Em suma, a arquitetura da nuvem define os componentes, bem como a interação entre eles. Os vários componentes da arquitetura de nuvem são:

  • Recursos locais;
  • Recursos do Cloud;
  • Componentes e serviços de software;
  • Middleware.

A arquitetura de nuvem é destinada a fornecer alta largura de banda, permitindo que os usuários tenham acesso ininterrupto a dados e aplicações. Do mesmo modo, tal tecnologia garante uma ágil e eficiente migração de dados entre servidores. Ao mesmo tempo, mantém a segurança da rede.

No centro dessa arquitetura, existem três pilares que podem ser utilizados em conjunto ou separadamente, tornando a arquitetura mais eficiente para o setor de TI. As três camadas da computação em nuvem são SaaS, PaaS e IaaS.

Modelos de serviços cloud

Veja uma breve explicação sobre cada uma dessas modalidades de tecnologia Cloud.

IaaS (Infraestrutura como Serviço)

A Infraestrutura como Serviço fornece infraestrutura e hardware, incluindo servidores, redes e dispositivos de armazenamento em execução na nuvem. Esses recursos ficam disponíveis para os usuários, que pagam apenas conforme o uso do serviço.

PaaS (Plataforma como Serviço)

A plataforma como serviço (PaaS) é uma camada de computação em nuvem no qual um provedor de serviços entrega uma plataforma aos clientes. Isso facilita o desenvolvimento, os testes, a execução e a gestão de aplicativos de negócios sem a necessidade de criar e manter essa robusta infraestrutura, o que os processos de desenvolvimento normalmente exigem.

SaaS (Software como Serviço)

Uma das formas mais populares de computação em nuvem é o SaaS. A modalidade de cloud computing é definida como um modelo de distribuição de software. Nela, um provedor de serviços hospeda aplicativos para clientes e os disponibiliza para esses clientes pela Internet.

Entre as principais razões pelas quais as empresas usam SaaS é que elas instalam e executam aplicativos em seus próprios sistemas. Isso elimina - ou reduz - os custos associados a suporte, compras e à manutenção de hardware e de software.

De modo geral, migrar dados para nuvem promove a economia de tempo e dinheiro com a construção de uma infraestrutura própria.

Ao passo em que permite às equipes de TI ficarem à disposição de novos projetos e desenvolvimento de novas soluções disruptivas para seus clientes ou para elevar a produtividade como um todo.

Com tantas, não espere mais para começar a desfrutar dos recursos e benefícios da tecnologia Cloud em sua empresa. A Claranet é parceira de fornecedores como Azure, AWS e Google Cloud, sendo reconhecida pelo Quadrante Mágico da Gartner, de Managed Hybrid Cloud Hosting (Europa).

Fale com um dos consultores Claranet!