Entenda o significado de "Nuvem Pública"

Garantindo confiabilidade, disponibilidade e baixo custo, a computação em nuvem continua sendo uma tecnologia importante para as empresas.

Basicamente, a cloud é dividida em três tipos: nuvem pública, nuvem privada e nuvem híbrida (uma integração das duas primeiras).

Diferente da nuvem privada, uma nuvem pública é criada com recursos e infraestrutura de terceiros, que são compartilhados entre diversas empresas.

Dada a popularidade - e até mesmo a necessidade - de se investir na nuvem pública atualmente, as organizações optam por dispor de vários provedores de nuvem como parte de uma solução Multicloud.

Isso pode ajudar a explicar o crescimento atual da nuvem pública, um mercado que deve atingir US$ 186 bilhões em 2018, segundo o Gartner.

Entenda mais sobre a nuvem pública e seus benefícios neste artigo!

O que as empresas ganham ao utilizar a nuvem pública?

Contratar os serviços de cloud pública ou híbrida é mais que uma questão de assegurar a operacionalidade.

A nuvem pública é um recurso essencial para qualquer companhia que almeja expandir seus negócios com o auxílio de tecnologia.

Entre os principais benefícios oferecidos pela cloud pública estão a confiabilidade, o ganho de escala na produção e o custo vs eficácia.

Escalabilidade

Ao contrário de uma nuvem privada, que requer a construção de infraestrutura interna (com altos investimentos financeiros), um ambiente de nuvem pública não precisa de servidores físicos.

O benefício secundário para os negócios é que isso permite que os recursos sejam dimensionados conforme necessário e sejam responsivos aos picos ocasionais de tráfego que ocorrem.

Alta Confiabilidade

O centro de dados de uma empresa que está situado em uma determinada localização geográfica está sempre sujeito a eventos climáticos, falta de energia e outros possíveis problemas.

Apenas uma minoria de empresas dispõe de recursos para manter vários data centers físicos próprios e em áreas diferentes.

Mas se uma companhia faz uso da nuvem pública de fornecedores robustos como Microsoft, AWS e Google Cloud, eles próprios poderão assegurar o mais alto nível de confiabilidade nas operações.

Caso um único data center seja desativado, os outros permanecem funcionando e a organização não sofreria o tempo de inatividade.

Relação custo vs eficácia bastante atraente

Construir uma nuvem privada pode ser caro. Você precisa considerar o custo inicial para adquirir todo o hardware e, em seguida, a manutenção contínua, incluindo falhas de hardware, o ciclo de atualização à medida que o equipamento atinge o fim da vida útil e a mão de obra do departamento de TI.

Com uma nuvem pública - dependendo do fornecedor de serviços - o contratante paga apenas o quanto usa. Há também economias de escala, pois os provedores maiores têm tantas contas que podem adquirir e executar equipamentos com mais eficiência e a um custo menor do que muitas organizações podem realizar de forma independente.

Tirou todas as dúvidas sobre nuvem pública com o auxílio do nosso artigo? Acompanhe os insights de cloud da Claranet e confira todas as novidades em tecnologia cloud!