Consultoria DevOps: vale a pena o investimento?

Nos últimos anos, o termo "DevOps" tem ganhado destaque no cenário de TI. Para garantir mais eficiência nas operações e resultados qualificados, as empresas buscam na consultoria DevOps uma forma de elevar a sinergia entre as equipes de TI e operações.

Para isso, a abordagem de DevOps pode auxiliar na redução de complicações entre desenvolvedores e equipes operacionais.

Mas o que exatamente é DevOps ? E qual a importância disso para a sua empresa? Saiba mais neste artigo da Claranet!

Como surgiu a cultura DevOps?

Mais do que uma metodologia, DevOps é uma cultura para atender às necessidades atuais de empresas que possuem uma estratégia digital, seja ela uma empresa desenvolvedora de software, ou uma empresa que está implantando uma nova operação.

No ambiente de TI, os requisitos mudam com muita frequência, exigindo que os sistemas e operações sejam desenvolvidos e aplicados em ritmos mais acelerados.

Além disso, as soluções, aplicações e sistemas precisam ficar disponíveis ao mercado. Da mesma forma, deve ser possível atualizá-los constantemente, com a adição de novos recursos e correção de quaisquer erros encontrados. Portanto, isso leva ao modelo de desenvolvimento ágil.

No entanto, a equipe de desenvolvedores não deve ser a única a reagir de forma rápida e eficiente. Logo, as equipes operacionais, que precisam implantar e monitorar as novas aplicações, também devem reagir da mesma maneira.

Com isso, surge a cultura DevOps. Muitas pessoas associam esse termo a uma colaboração mais próxima entre os desenvolvedores, gerentes de produto e a equipe operacional que lida com a implantação, aplicações, sistemas e etc.

Contudo, DevOps é mais do que isso: é uma abordagem que envolve todos os níveis da empresa, incluindo finanças e marketing. Ou seja, a metodologia está onde a comunicação ágil e organizada é vital.

Princípios da abordagem DevOps

A abordagem DevOps requer profissionais com habilidades multidisciplinares. Ou seja, pessoas que se sentem confortáveis ​​com a infraestrutura e a configuração. Mas, também, profissionais capazes de realizar testes e depurar sistemas, operações, aplicações e etc.

A abordagem de DevOps tem consequências para todo o pipeline de entrega de um projeto, incluindo:

  • Um tempo mais rápido de entrega para cliente ou mercado;
  • Uma taxa de falha menor de novos lançamentos;
  • Prazo de entrega reduzido entre as correções;
  • Tempo de recuperação mais rápido (se uma nova versão falhar).

Para desenvolver uma estratégia de DevOps, as empresas precisam adotar uma mentalidade centrada no cliente, com ciclos de feedback curtos com clientes reais e usuários finais. Além disso, é necessário manter o foco na melhoria contínua para otimizar a velocidade, os custos e o produto/serviço em si.

A Claranet recomenda também a organização de equipes verticalmente para que elas possam ser responsáveis ​​pelo projeto do começo ao fim. Caso isso não seja possível com equipes internas, entra em cena a consultoria DevOps com empresas especializadas como a Claranet.

Qual a vantagem de contar com uma consultoria DevOps?

Levando-se em conta os fatores citados logo acima, muitas empresas contratam consultorias DevOps para otimizar a forma de trabalhar de suas equipes e processos internos. Assim, a ideia é ganhar agilidade, mantendo os consultores empenhados em implementar e analisar a implementação da metodologia.

Enquanto isso, as equipes de TI e Operações podem se dedicar exclusivamente às suas funções. Ademais, outro ponto importante é a capacitação da equipe.

Considerando que DevOps é uma mudança de cultura, tal mudança só ocorre quando os colaboradores são orientados, treinados e incentivados a buscar as melhores ferramentas.

Sendo assim, os consultores contribuem para modificar a visão de todos e a gestão dos processos, focando na abordagem DevOps. Por isso, vale a pena investir em consultoria, como a oferecida pela equipe da Claranet.

Consultoria DevOps Claranet

Apoiando nossos clientes em sua jornada para cloud, nossos consultores usam abordagens e tecnologias DevOps. Por meio de uma avaliação criteriosa de suas cargas de trabalho, recomendamos um framework para implantação e adoção da prática DevOps, utilizando de diversos Serviços AWS e de Parceiros de Tecnologia.

Ficou interessado em entrar em contato com nossa equipe para saber mais? Ligue ou mande um e-mail e responderemos todas as suas dúvidas sobre a cultura do DevOps!