Consultoria DevOps: transforme a forma como sua empresa faz negócios

As metodologias ágeis deram às empresas ferramentas que elas precisavam para serem mais competitivas na era digital, inclusive, mais flexibilidade para desenvolver software.

Além de equipes multifuncionais e testes contínuos que permitem o aprimoramento das empresas em seus processos de desenvolvimento, a implementação da cultura DevOps gera uma mudança transformadora no cenário corporativo.

De acordo com o Claranet research report 2018, 90% das organizações empresariais trabalharão na implementação de cultura como DevOps - junção das palavras "desenvolvimento" (Dev) e "operações" (Ops) -, nos próximos dois anos.

Neste artigo, a Claranet vai apontar alguns novos dados indicados no relatório, que mostram como as empresas estão se preparando para se adaptarem à nova economia digital.

DevOps: melhoria da distribuição de aplicativos e serviços com agilidade

DevOps pode ser considerado uma estratégia essencial para ambientes de Cloud, pois permite ampliar a capacidade de uma empresa de distribuir aplicativos e serviços com total qualidade e muita agilidade.

Essa abordagem é uma ferramenta eficaz para os times de desenvolvimento e operação, já que facilita um trabalho em parceria com o objetivo de melhorar e agilizar a criação e a manutenção de softwares.

Empresas se interessam em adotar DevOps para melhorar as entregas

Ao analisar os resultados da pesquisa realizada pela Claranet com foco no Brasil, percebeu-se que uma boa parte dos gestores de empresas mantém interesse em implementar a ferramenta DevOps para entregar melhorias de aplicações.

Do total de entrevistados, quase um terço deles (29%) revelaram que suas companhias adotaram novas abordagens para trabalhar nesta área. Uma fatia de 63% dos entrevistados planeja introduzir DevOps nas operações de TI nos próximos anos.

E apenas 10% dos entrevistados comentaram ter em suas organizações processos automáticos e totalmente escaláveis, de modo a conseguir atender a demanda exigida pelo mercado.

Vantagens da adoção de ferramentas de automação DevOps

A cultura DevOps destaca-se fortemente pelas vantagens da automação. Esse conjunto de práticas não é uma alternativa ao agile, mas um complemento - que leva o agile ainda mais longe e o aplica ao restante do ciclo de vida do software: implementação, liberação, operação e monitoramento.

As empresas que aliam o DevOps a uma infraestrutura padronizada e virtualizada percebem a redução dos custos de TI, com resultados expressivos que se traduzem em um benefício importante para qualquer empresa: maior vantagem competitiva e posicionamento sustentável no mercado.

Alguns dos maiores benefícios gerados pela implementação do DevOps nas empresas estão:

  • Criação de valor com entregas mais rápidas e alterações mais ágeis;
  • Maior eficiência: o DevOps permite que os profissionais de TI dediquem mais tempo ao trabalho;
  • Melhor qualidade de codificação e correção mais rápida de falhas.

Consultoria Claranet DevOps

A Claranet dá todo o suporte a nossos clientes no processo de migração para a Nuvem da Amazon Web Services, com base nas práticas e tecnologias DevOps.

Nossa equipe de especialistas propõe um framework para implantação e adoção da prática DevOps após uma criteriosa análise do volume de trabalho e de entregas do cliente, utilizando de diversos Serviços AWS e de Parceiros de Tecnologia.

Fale com a nossos consultores para saber mais sobre DevOps!