Como investir em treinamento em hacking melhora a segurança dos seus dados

Invasões por hackers e ataques virtuais, os chamados cibercrimes, são duas das maiores ameaças enfrentadas pelas empresas atualmente. Então, os prejuízos podem ser muito altos para as corporações.

Por isso, muitas delas investem pesado em soluções de segurança da informação e em treinamento em hacking, como o oferecido pela Claranet Cyber Security após a aquisição da Not So Secure.

Só para se ter ideia do quanto as empresas pretendem investir, de acordo com relatórios do Gartner, os gastos mundiais com serviços e produtos para impedir os ataques cibernéticos chegaram a US$ 114 bilhões em 2018. Para 2019, as projeções é que as empresas invistam US$ 124 bilhões.

O levantamento também aponta que 30% das companhias mundiais deverão investir em treinamento e consultoria, relacionados à conformidade com a Lei de Proteção Geral de Dados (LPGD).

Fonte: Gartner

O treinamento em hacking da Claranet Cyber Security é um fator primordial para a proteção dos dados de sua empresa.

Confira as vantagens do treinamento neste post e saiba quais tipos de ataques são mais comuns e que podem roubar ou danificar dados da sua empresa.

A quais tipos de ataques cibernéticos sua empresa está exposta?

Um ataque cibernético é qualquer tipo de ação ofensiva que tenha como alvo sistemas de informação de computador e infraestruturas.

Além disso, as invasões podem ocorrer em redes de computadores ou em dispositivos mesmo de um computador pessoal, usando vários métodos para roubar, alterar ou destruir dados ou sistemas de informação.

Veja alguns tipos de ataques cibernéticos mais comuns:

DoS - Denial of Service e DDoS - Distributed Denial of Service

Um ataque de negação de serviço sobrecarrega os recursos de um sistema para que ele não possa responder a solicitações de serviço.

Um ataque DDoS também é um ataque aos recursos do sistema. Contudo, é feito a partir de outras máquinas hosts infectadas por software mal-intencionado e controlado pelo invasor.

Ataques de phishing e spear phishing

Ataque de phishing é a prática de enviar e-mails que parecem ser de fontes confiáveis ​​com o objetivo de obter informações pessoais ou influenciar os usuários a fazer algo. Logo, esse ataque combina engenharia social e truques técnicos como:

  • Pode envolver um anexo em um email que carregue malware no seu computador;
  • Também pode ser um link para um site ilegítimo, induzindo o usuário a baixar malware ou entregar suas informações pessoais.

Ataque de senha

As senhas são o mecanismo mais usado para autenticar usuários em um sistema de informações. Sendo assim, a obtenção de senhas é uma abordagem de ataque comum e eficaz.

O acesso à senha de uma pessoa pode ser obtido com a invasão à conexão de rede para capturar senhas não criptografadas.

Para isso, os hackers usam engenharia social, obtendo acesso a um banco de dados de senhas ou uma suposição definitiva.

Além desses, existem muitos outros tipos de ataques que os hackers usam para invadir sistemas e roubar dados.

Ao longo dos anos, o setor de TI também desenvolveu novas soluções de proteção contra os cibercrimes. Uma delas é conhecer exatamente como age um hacker e quais são os métodos de hacking.

Treinamento em hacking da Claranet Cyber Security

A Claranet Cyber Security conta com uma equipe de profissionais altamente treinada em hacking. O conhecimento em ataques cibernéticos nos possibilita identificar invasões e tomar medidas preventivas.

Dessa forma, os ataques são impedidos, não ocasionando prejuízos financeiros e de perda de dados.

Nossas soluções de segurança da informação combinam testes de segurança (PenTest), auditoria e treinamentos específicos. Dentre os treinamentos estão:

  • Treinamento sobre a arte de hackear, com 5 dias de aulas práticas;
  • Hacking training para infraestrutura, com 3 dias de aulas práticas;
  • Hacking training para web apps, com 2 dias de aulas práticas.

Saiba mais sobre cada um dos treinamentos acessando este link.