Como funcionam as integrações de ferramentas para DevOps

O termo DevOPs surgiu há alguns anos, indicando a junção das áreas de desenvolvimento e operações nas empresas. De fato, o trabalho em conjunto das equipes otimizou tempo e representou ganho de escala.

Contudo, em muitos casos, a integração das ferramentas DevOPs com plataformas de arquitetura em nuvem demanda tempo das equipes.

Para superar esse problema, as empresas agora têm à disposição plataformas que permitem a integração com ferramentas e serviços de software livre e de terceiros.

Sendo assim, vamos abordar esse assunto neste artigo da Claranet - parceira das plataformas Azure, Google Cloud e AWS.

Práticas recomendadas do DevOps essenciais para a nuvem

Os princípios e práticas do DevOps fornecem os recursos fundamentais que possibilitam às organizações fazer o melhor uso da computação baseada em nuvem. Além disso, o DevOPs mitiga os riscos inerentes à computação na nuvem.

Decerto, as organizações que podem construir com segurança sua infraestrutura, provisionar servidores e implantar aplicativos estão melhor posicionadas para lidar com os desafios na nuvem.

O DevOps fornece recursos que podem ajudar a gerenciar a cloud, inclusive a integração e a entrega contínuas.

No entanto, esse trabalho de integração pode tomar tempo das equipes e desviar o foco de suas principais atividades. E isso acontece quando a plataforma cloud utilizada impõe certos obstáculos à integração.

Atualmente, muitas plataformas como a Azure - parceira da Claranet, dentre outras, já oferecem integração automatizada e soluções de DevOps próprias. Assim, todo o fluxo de trabalho do DevOps ganha agilidade e qualidade nas entregas.

Diretrizes claras e exemplos de arquiteturas em nuvem

Os serviços do Azure, produtos relacionados e as ferramentas de DevOps atuam conjuntamente, de modo a atender às necessidades de negócios de cada empresa.

Se sua empresa deseja ganhar escalabilidade nas tarefas de TI, uma opção é o uso da soluções de DevOps do Azure.

Afinal, a plataforma fornece o acesso a tutoriais, modelos de arquiteturas, exemplos, documentação completa e demais recursos.

Para saber mais sobre a integração de DevOPs e ferramentas do Azure e outras plataformas em nuvem, fale com um dos consultores da Claranet!

Além da parceria com serviços como Azure, AWS e Google Cloud, temos profissionais especialistas em soluções de integração e arquitetura em nuvem.

Entre em contato conosco!