Azure: infraestrutura como serviço na nuvem da Microsoft

A tecnologia de cloud computing cresceu e se aperfeiçoou bastante com velocidade nas nas últimas duas décadas.

Se antes essa tecnologia era vista apenas como uma solução para armazenar arquivos remotamente, hoje ela é considerada sinônimo de produtividade, eficiência e economia.

Em meio a essas transformações, plataformas de cloud como a MS Azure viabilizam a inclusão da estratégia de nuvem nos negócios.

Neste conteúdo da Claranet Brasil - parceira Gold da Azure em projetos e serviços de cloud computing - você vai entender o quanto a infraestrutura como serviço na nuvem da Microsoft pode gerar vantagens a longo prazo.

O que é o Microsoft Azure?

O Microsoft Azure é um serviço de computação em nuvem que funciona de maneira semelhante ao Amazon Web Services (AWS) e ao Google Cloud Platform (GCP). O Windows Azure foi lançado em 2010 e, em 2014, foi renomeado para Microsoft Azure.

O MS Azure fornece um diretório de centenas de serviços diferentes que você pode usar, incluindo infraestrutura de cloud computing para hospedar sites, bancos de dados, armazenamento de arquivos, backups e serviços para aplicativos móveis e da web.

Atualmente, a Microsoft também está usando o Azure para estender o Windows de algumas formas importantes.

Tradicionalmente, as organizações que desejavam ter um diretório de usuários central e o gerenciamento de seus PCs precisavam executar seu próprio servidor Microsoft Active Directory.

Agora, além do software tradicional do Active Directory que pode ser instalado em um servidor Windows, as empresas podem usar o Active Directory do Azure.

Qual a funcionalidade do Azure para sua empresa?

Pode-se afirmar que Microsoft Azure atua como um suporte de infraestrutura e tecnologia aos negócios. O serviço fornece infraestrutura completa (computação, armazenamento, lógica, auto-gestão de custo e consumo da plataforma etc) e demais recursos para alavancar a produtividade.

Dentro de uma empresa (cliente), a Claranet, por exemplo, utiliza Azure para o desenvolvimento de aplicações e soluções tecnológicas — para atender a demanda do cliente ou para melhorar as operações internas.

Ao mesmo tempo, a estrutura oferecida pelo MS Azure em conjunto com o SQL Server para coleta e gestão de dados gera um grande volume de insights para novas estratégias.

Além disso, ele lida com tecnologias como Big Data e Data Lake, gerando oportunidades de incluir Business Intelligence em vários aspectos, como gestão financeira ou otimização de custos.

Gostou do artigo e compreendeu como o MS Azure pode ajudar sua empresa? Utilize a estrutura MS Azure na sua empresa com projetos de cloud desenvolvidos pela Claranet!